Preparando-se para o exame, repetindo o nome de alguém: alguns especialistas dizem que não são tão eficazes para solidificar uma memória.

As memórias simplesmente não acontecem – elas são feitas. No cérebro, o processo envolve converter a memória de trabalho – coisas que acabamos de aprender – em memórias de longo prazo. Os cientistas sabem há anos que o barulho da vida cotidiana pode interferir no processo de codificação de informações na mente para recuperação posterior. Evidências emergentes sugerem até que o esquecimento não é uma falha de memória, mas a maneira da mente de limpar a desordem para se concentrar no que é importante.

Outras pesquisas mostram que o processo de impressão de memórias é circular, não linear. “Toda vez que uma memória é recuperada, ela se torna mais acessível no futuro”, diz o psicólogo da Universidade Purdue Jeffrey Karpicke, que acrescenta que apenas nos últimos anos ficou claro o quão vital é a recuperação repetida para formar memórias sólidas. Isso ajuda a explicar por que as pessoas podem se lembrar de um evento desde a infância – especialmente um que recontaram muitas vezes -, mas não conseguem lembrar o nome de alguém que conheceram ontem.

Fazendo memórias ficarem

Karpicke e colegas mostraram que praticar recuperação, como fazer vários testes, é muito superior na criação de memórias sólidas do que na memorização mecânica. Para estudar isso, os alunos usaram métodos diferentes para aprender as traduções de palavras estrangeiras exibidas na tela do computador:

Um grupo simplesmente estudou cada palavra e tradução uma vez, sem questionários.

Um segundo grupo foi interrogado até que eles pudessem se lembrar de cada tradução.

Um terceiro grupo foi interrogado até que eles pudessem recordar cada tradução três vezes seguidas após o sucesso inicial.

O quarto grupo fez o mesmo que o terceiro, mas seus testes foram espaçados a tempo.

Uma semana depois, todos os alunos foram interrogados novamente. Aqui está o valor que eles lembraram em cada método:

Imagem para postagem

Com base nessas descobertas, Karpicke diz que o auto-questionamento – com cartões de memória flash ou outros meios – pode ser uma maneira eficaz de solidificar novos conhecimentos em memórias, mas a melhor maneira é espaçá-los, em vez de fazê-los de uma só vez.

Para tarefas de memória mais complicadas, como memorizar um discurso longo, algumas estratégias usadas há muito parecem durar hoje. Os gregos antigos tinham um método elaborado para lembrar linhas complexas de pensamento. Eles o chamavam de “Palácio da Memória”, também conhecido como método dos loci. Funciona porque a pesquisa sugere que as pessoas são muito melhores em lembrar coisas que podem ver, em vez de fatos brutos ou conceitos abstratos.

Neurociência, Neurociência no Brasil, Neurociência Fácil

A maneira de criar um Palácio da Memória é percorrer um local familiar (como a sua casa) e fazer associações incomuns entre os objetos que você conhece bem e as coisas que deseja lembrar. Digamos que você esteja falando sobre o aquecimento global. Se você usar a técnica do Palácio da Memória para se lembrar de suas falas, poderá passear por sua casa e associar a geladeira a uma tempestade de inverno incomumente fria. Em seguida, você fingiria que Bob Esponja está ali, em sua cozinha, comendo um Krabby Patty, para representar os efeitos negativos do aquecimento global no nível do mar e na saúde dos crustáceos. Durante sua palestra, você dá um passeio mental pela cozinha e deixa as associações malucas borbulharem.

As competições modernas de memória, nas quais os participantes memorizam poemas inteiros ou a ordem de vários baralhos de cartas embaralhados, ressuscitaram a técnica do Palácio da Memória. Ben Pridmore, tricampeão mundial de memória, usou a prática para memorizar a ordem de 1.528 dígitos aleatórios em uma hora, entre outros feitos da ginástica mental.

Joshua Foer, jornalista de ciências, cobriu o Campeonato da Memória dos Estados Unidos em 2005. Foer imaginou que estaria melhor preparado para escrever sobre os concorrentes incompreensíveis se aprendesse um pouco sobre suas técnicas. Ele passou um ano estudando as táticas. Em um TED Talk de 2012, Foer explica como a memorização tem tudo a ver com associar o mundano ao interessante ou até ao bizarro:

“Por mais que se lembre de nomes, números de telefone e instruções palavra por palavra … temos memórias visuais e espaciais realmente excepcionais”, diz Foer. “Quanto mais louca, mais estranha, mais bizarra, mais engraçada, mais atrevida e fedorenta for a imagem, mais inesquecível será.”

Foer ficou muito bom em memorizar. Em vez de cobrir a competição no ano seguinte, ele entrou. “O problema era que o experimento deu errado”, diz ele. “Eu ganhei o concurso. O que realmente não deveria acontecer. ”

“Grandes lembranças são aprendidas. Mas se você quer viver uma vida memorável, precisa ser o tipo de pessoa que se lembra de lembrar. ”

Em seu livro best-seller Moonwalking with Einstein, Foer diz que todos os campeões da memória como ele alegam que eles realmente têm memórias médias. E a ciência apóia essa afirmação. Em 2002, os pesquisadores escanearam o cérebro dos Campeões da Memória Mundial enquanto memorizavam fatos e imagens detalhadas. Os resultados mostraram que “a memória superior não foi impulsionada por uma capacidade intelectual excepcional ou por estruturas cerebrais estruturais diferenças ”, escreveram os autores. “Em vez disso, descobrimos que memorizadores superiores usavam uma estratégia de aprendizado espacial, envolvendo regiões cerebrais como o hipocampo, essenciais para a memória e, em particular, para a memória espacial”.

Não é que os campeões da memória sejam mais inteligentes que todos os outros. Eles apenas se esforçam para lembrar e, portanto, aplicam mais de seus cérebros à tarefa.

Algumas técnicas mais fáceis

Se a criação de um Palácio da Memória parecer muito envolvida ou absurda, existem estratégias mais simples que você pode tentar, como tirar uma soneca ou não fazer nada por um período de tempo.

Estudos demonstraram que o sono é importante para a formação da memória e vários estudos indicaram que os cochilos funcionam como o sono noturno. Em um estudo publicado na revista Sleep no início deste ano, pesquisadores fizeram 84 estudantes universitários aprenderem alguns fatos básicos. Um grupo cochilou por uma hora, outro grupo fez uma pausa e assistiu a um filme não relacionado ao material que eles aprenderam, e o terceiro grupo se amontoou, revendo todo o material.

“Quando a retenção foi testada imediatamente após o aprendizado, cochilar e curvar produziu melhor retenção do que fazer uma pausa, mas apenas o benefício da soneca permaneceu significativo quando testado uma semana depois”, concluíram os pesquisadores.

Michael Craig e Michaela Dewar, da Universidade Heriot-Watt, no Reino Unido, descobriram em vários estudos que ficar em silêncio e sem fazer nada – o que eles chamam de “quietude desperta” – ajuda as pessoas a se lembrarem mais. A idéia é que, quando você aprende algo novo, o que você faz a seguir é crucial para ajudá-lo a reter essas informações, e fazer uma pausa pode ser a melhor opção para deixar o cérebro processar novas informações.

Em um estudo de 2012 liderado por Dewar, pessoas de 61 a 87 anos ouviram duas histórias curtas e foram questionadas sobre os detalhes das histórias imediatamente depois. Então as pessoas foram divididas em dois grupos. Por 10 minutos, metade das pessoas no estudo jogou um jogo de computador que exigia um pouco de reflexão, enquanto as outras estavam sentadas em uma sala silenciosa e escura, sozinha, com os olhos fechados. Nenhum dos grupos recebeu instruções sobre como tentar se lembrar das coisas (eles foram informados de que os pesquisadores estavam indo para se preparar para o próximo teste).

Neurociência, Neurociência no Brasil, Neurociência Fácil

O questionário foi repetido meia hora depois e novamente uma semana depois, e em ambos os retestes, as pessoas que sentaram e nada fizeram por 10 minutos “lembraram-se muito mais”, relataram os pesquisadores na revista Psychological Science.

“Nossas descobertas apóiam a visão de que a formação de novas memórias não é concluída em segundos”, diz Dewar. “De fato, nosso trabalho demonstra que as atividades nas quais estamos envolvidos nos primeiros minutos depois de aprender novas informações realmente afetam o quão bem lembramos dessas informações depois de uma semana”.

Os mecanismos biológicos por trás da quietude acordada não foram investigados. Mas Craig diz que acha que as memórias são frágeis e vulneráveis ​​a perturbações e que pendurar nelas requer sono ou silêncio para permitir que consolem ou solidifiquem.

“As descobertas em roedores e humanos indicam que o cérebro consolida novas memórias ‘reproduzindo’ elas” minutos após o aprendizado inicial “, diz ele. “Acreditamos que a quietude acordada pode ser tão benéfica para a memória porque é propícia para a” repetição “de novas memórias no cérebro”.

A repetição não é consciente – é um processo biológico automático, explica Craig. Após os testes de memória, sua equipe pergunta às pessoas o que elas estavam pensando durante o período de inatividade. Normalmente eles dizem que suas mentes estavam vagando, como acontece com quem não está envolvido em uma tarefa. “As pessoas raramente relatam pensar nos materiais estudados durante esses períodos”, diz ele.

Entre os aspectos mais empolgantes da quietude desperta está o fato de parecer funcionar para quase todo mundo. Os pesquisadores usam os mesmos testes em jovens e idosos e até pessoas com sérios problemas de memória. A quietude acordada não foi testada na associação de nomes a rostos, mas foi constatado que aumenta a memória associativa espacial, como vincular um ponto de referência a um local. “Portanto, é possível que descansar em silêncio por um momento depois de conhecer alguém novo possa ajudá-lo a lembrar o nome de uma pessoa e enfrentar melhor”, diz Craig.

O ponto principal é que as melhorias no recall podem exigir a adoção de um processo, mesmo que seja um esforço consciente para passar algum tempo sem pensar muito.

“Grandes memórias são aprendidas”, diz Foer. “Mas se você quer viver uma vida memorável, precisa ser o tipo de pessoa que se lembra de lembrar.”